quinta-feira, 2 de março de 2017

Eco-escolas - Atividades

No âmbito do projeto Eco-escolas  e em articulação com a bibliotecária Gracinda Pinto, a nossa escola recebeu a visita de três biólogos do oceanário de Lisboa, no dia 21 de fevereiro. 
O tema debatido nesta atividade foi a "Plasticologia", ciência que estuda os plásticos. Este foi-nos apresentado pelo biólogo Justin que de uma forma lúdica e interessante nos explicou através de imagens projetadas quais os materiais que mais poluem os oceanos. Ficamos a saber que o principal responsável pela poluição das praias e oceanos é o plástico, sendo que 80% desse plástico provém de atividades terrestres e só 20% tem origem em atividades marítimas. 
Para melhor compreensão desta problemática, o biólogo Justin, dividiu a nossa turma em grupos, por cada grupo distribuiu tabuleiros com areia, simulando uma praia, contendo vários objetos espalhados. O objetivo do jogo consistia em distinguir o lixo e retirar o mesmo, simulando desta forma a limpeza de uma praia. Com esta atividade verificámos que a maior parte do lixo retirado era plástico.
Fomos informados pelo biólogo Justin que muitos animais marinhos não conseguem distinguir o plástico de comida e acabam por comer o mesmo, acabando por adoecer e por vezes morrer. Para melhor compreensão desta situação imaginámos ser baleias à procura de comida. Para tal o Justin deu-nos um recipiente com missangas de várias cores, sendo o objetivo retirar apenas as missangas verdes (comida) através de uma pequena rede (simulação do estômago da baleia). Enchemos o estômago da baleia e chegamos à conclusão que a maior parte das missangas que apanhámos não eram verdes (alimento).
Fomos sensibilizados para a existência de microplásticos em muitos dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia, nomeadamente cremes esfoliantes, pastas de dentes, champôs...
Este componente chamado polytilene (plástico) não deve ser usado, pois é um dos grandes responsáveis pela poluição dos oceanos.
Finalizando ensinou-nos a politica dos cinco R`s
RECUSAR
REDUZIR
REUTILIZAR
RECICLAR
REEDUCAR

Vamos todos pensar!


Sem comentários:

Enviar um comentário