terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Água/Dia do Teatro Amador

Comemorou-se o Dia da Água e o Dia do Teatro Amador.
Uma vez que a nossa escola se encontra seriamente predisposta a dar o seu contributo, para o bem da Natureza, continuando a colocar em prática os ensinamentos, contidos nos Projetos em que a escola está envolvida (Eco-Escolas e Mil-Escolas ), não podia deixar passar este dia em branco.
Sendo assim, realizámos várias atividades: Apresentação de peças de Teatro de Fantoches, que tiveram lugar na Biblioteca do Centro Escolar, experiências com água, visualização de pequenos videos sobre a água, escrita de poemas e ainda houve lugar para a Hora do Conto, não estivessemos nós na Semana da Leitura.
Fotos de algumas experiências realizadas com água.

Momentos da Hora do Conto






A turma 2 do 1ºano comemorou este dia, visualizando um pequeno filme " A floresta da água" e escreveu um poema que queremos partilhar com todos vós.

A Água

A água é no lago

Lago que molha

Molha o chão

Chão de pedra

Pedra que é dura

Dura e pesada

Pesada e grande

Grande gota

Gota e água.

As turmas, da professora Teresa e da professora Amélia, apresentaram um Teatro de Fantoches, respetivamente, "Cristalina, a gota de água" e "Nos Jardim dos Plátanos".Algumas turmas quiseram assistir a estas pequenas peças, mas recheadas de simbolismo, divertindo-se muito...
"Cristalina, a gota de água", foi uma história adaptada pelos alunos da turma 12, baseada no livro com o mesmo nome, oferecido pelas Águas do Douro e Paiva, empresa que apoia e patrocina o Projeto Mil-Escolas. Esta é a história de uma gota de água, que faz uma viagem pela Natureza-O Ciclo da água.

Foi um teatro muito divertido, pois além da gotinha de água nos contar a sua "viagem", também nos deu alguns conselhos em jeito de canção, relacionados com este bem tão precioso e tão em risco no nosso Planeta.

Adaptação da história, bem como os fantoches, foi feita pela turma nas aulas de Área de Projeto, aproveitando materiais de desperdício.

Cristalina, a gota de água











Por sua vez, a peça, "No Jardim dos Plátanos" - Desenrola-se em volta de um jardim de plátanos, onde algo de muito estranho está a acontecer.O lenhador pretende cortar a última árvore que lá existe.
Os animais, que vivem no jardim, reunem-se para evitar tal tragédia. Pedem ajuda à Fada Floresta, que se prontifica de imediato, para dar uma lição ao lenhador. Este mostra-se arrependido, pela forma como tem tratado a Natureza e promete mudar de atitude.
Todos os seres vivos, que habitam no Jardim dos Plátanos, ficam felizes e fazem uma grande festa.

Esta história foi inventada pela turma e trabalhada de várias formas nas aulas de Área de Projecto, Língua Portuguesa, Expressão Plástica e Expressão Dramática.

No Jardim dos Plátanos




Foi de facto um dia vivido em pleno e com muitas emoções, por toda a escola, neste dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário