Esta actividade, foi mais uma das muitas que vimos realizando ao longo do ano, inserindo-se por sua vez, no Projecto Mil-Escolas.
Ficamos a saber que este rio nasce na Serra do Larouco, presenteando-nos com maravilhosas paisagens. Tem como afluentes o Rio Homem e o Rio Rabagão, indo lançar suas águas em Esposende que fica no Distrito de Braga.
A sua água é utilizada para diferentes fins, sendo um deles o uso doméstico.
Vimos ainda, todo o processo de tratamento da água. A Estação de Tratamento de Águas (E.T.A.), retira a água do rio tratando-a de modo a poder ser consumida nas nossas casas, através da rede pública. Por sua vez, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (E.T.A.R.), tem de igual modo, um papel importantíssimo em todo este processo. A ela cabe, tratar convenientemente a água poluída que sai das nossas casas, devolvendo-a de novo ao rio, só assim poderá continuar a sua viagem, com aspecto limpo e saudável até ao Oceano Atlântico.
Todos nós consideramos muito útil esta aula, porque tivemos mais uma oportunidade de reflectir sobre a importância dos rios.
Pudemos concluir que, devemos proteger os nossos rios. Protegendo os nossos rios, estamos a proteger a vida na Terra, porque sem água, não há vida.
Texto elaborado pelo 4.ºAno Turma 11
O desenho é da autoria da aluna: Aida
Sem comentários:
Enviar um comentário